terça-feira, 31 de março de 2015

Água morna com limão


 
Enquanto dormimos acumulamos toxinas em nosso corpo, pois ele está em estado de descanso, parado. Quando acordamos sentimos a necessidade de lavar o rosto, a boca, o nariz, urinar, o intestino às vezes funciona às vezes não. Para ativar o metabolismo e ajudar o funcionamento do intestino é bem interessante experimentar tomar em jejum água morna com limão a gosto. A água morna em si é muito boa, pois o calor ajuda a ativar o jatharagni (fogo digestivo) e eliminar toxinas do trato digestivo. Associar o limão na água morna potencializa os benefícios da água morna sozinha, além do limão ter muitos benefícios: ativa o metabolismo e o sistema imunológico, diurético, ajuda a eliminar a acidez do corpo, antioxidante, hidrata o corpo e auxilia no emagrecimento.

Água morna com limão para todos os doshas, mas existem algumas peculiaridades.

Água morna com limão e uma pitadinha de sal ajuda a harmonizar o dosha vata, tanto o sabor salgado do sal quanto o sabor ácido do limão harmonizam esse dosha.

Água morna com limão e mel possui uma combinação que ajuda a harmonizar o dosha kapha. O mel possui a qualidade adstringente benéfica para kapha. Essa combinação específica potencializa o metabolismo ajudando a perder peso. Lembrando que o mel deve ser envelhecido, olhar se a data de envase foi feita a pelo menos 6 meses ou mais. Nunca aquecer o mel com a água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário