terça-feira, 18 de agosto de 2015

Gravidez, período de poder


A massagem focada para gestantes, Garbhini Abhyanga, é relaxante para aliviar as mudanças que o corpo passa nesse período mágico de transformação tanto da mãe quanto do ser que está por vir. Essa terapia ajuda a drenar a retenção de líquidos, as toxinas, ativa a microcirculação, alivia as dores lombares e cervicais e harmoniza a energia do corpo integralmente para que Ojas, a energia vital se mantenha constante. Deve-se estimular o sentido da tonificação, da nutrição, pois nessa fase a mãe precisa de aumento de tecidos para consequentemente nutrir os tecidos do feto.

O óleo de gergelim como tônico nutritivo é bem indicado para massagem, mas se a mãe for muito calorenta deve-se substituir pelo óleo de girassol. O óleo de amêndoas, semente de uva e azeite de oliva extravirgem também são muito nutritivos para a pele. Os aromas dos óleos essenciais ajudam a equilibrar as emoções, os mais indicados, independente das constituições ayurvédicas, são: gerânio, lavanda, rosa, sândalo, laranja doce, ylang ylang e camomila.

Durante a gravidez é importante reduzir banhos muito quentes e sauna.

A gravidez é um período de autoconhecimento, de contemplação, de conexão com a respiração e a energia shakti prana, prana sutil feminino que protege os órgãos femininos e toda a força que alimenta essa energia. Assim, quanto mais você se conectar com essa energia, se cuidar com massagem, aromas, exercícios leves, caminhadas, conexão com a natureza, manter relações saudáveis, alimentação nutritiva, mais passará uma energia harmônica e poderosa para o seu bebê.

A alimentação deve ser preferencialmente orgânica, rica em frutas, legumes, verduras, raízes, castanhas, nozes e sementes, água de coco, óleos vegetais, ghee, grãos cozidos de forma a evitar gases, proteínas magras.

Oração de proteção na gravidez:

"Ó Durga Devi, minhas saudações. Proteja minha gravidez e me abençoe com uma criança que me dê alegria."

_/\_

Oração retirada do livro: Orações milenares. Vivendo com inteligência. Gloria Arieira



Nenhum comentário:

Postar um comentário