quarta-feira, 18 de maio de 2016

Tâmara, um tônico natural





A tâmara é um alimento naturalmente doce que beneficia principalmente os doshas vata e pitta. Os diabéticos devem consumir a versão seca da fruta, que acumula mais açúcar, com moderação, apenas 1 ou 2 tâmaras ao dia. É um alimento nutritivo, consistente, fonte de ojas, energia vital, que fortalece o organismo aumentando sua imunidade.  É tônico para os dhatus, tecidos do corpo. Perfeito para esportistas. É livre de colesterol. Contém ferro, fósforo, potássio, magnésio e cálcio, fonte de vitaminas e fibras. Abaixa a pressão arterial e induz ao relaxamento. É levemente laxativo. 

Alimento rico durante a gestação, pois fornece nutrientes necessários para o bebê e propicia um bom parto para a mãe. As tâmaras se ingeridas diariamente por algumas semanas antes do parto estimulam as contrações naturais e a dilatação ideal para o parto natural.

Existem várias formas de comer tâmaras, ao natural, secas e deixadas de molho. Dessa ultima forma podem ser adicionadas a leites vegetais. Podem ser agregadas em receitas de bolos, tortas e mingaus.

É um alimento rico principalmente se ingerido nas estações do outono e inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário