Tratamentos


Os tratamentos feitos atualmente através da Shakti Ayurveda são:

  • Abhyanga (massagem com óleo): a terapia envolve untar o corpo com óleo específico, desenvolver manobras que podem ser feitas para tonificar como também para desintoxicar junto a toques em pontos energéticos chamados marmas. 
  • Shirodhara (fluxo contínuo de uma substância líquida e morna no centro da testa: esse procedimento alivia e cura quaisquer distúrbios mentais, tais como, stress, insônia, ansiedade, problemas de memória, falta de concentração, emoções instáveis e problemas mentais mais sérios como esquizofrenia e bipolaridade.
  • Shiroabhyanga (massagem com óleo na cabeça, face e ombros): essa terapia é de grande valia para as pessoas que precisam descansar a mente e relaxar tensões que se concentram no pescoço, cervical, ombros e cabeça.
  • Abhyanga para gestantes: massagem renovadora e nutritiva para gestantes.

     
  • Basti externo: grande concentração de óleo em uma região específica do corpo a ser definida de acordo com o que precisa ser trabalhado. Os bastis externos objetivam lubrificar, nutrir e escolhido o local a ser aplicado pode aliviar dores lombares, nos joelhos, harmonização da digestão e equilíbrio das emoções.
  • Netra Basti: grande concentração de ghee na região dos olhos. O Netra bati alivia olhos secos, cansados, coceira nos olhos, clareia a visão, relaxa a mente, alivia rugas ao redor dos olhos, alivia olheiras, tonifica os tecidos dos olhos.
  • Nasya: terapia que beneficia todos os doshas, mas principalmente em desequilíbrios Vata e Kapha. O excesso dos doshas acumulados nas regiões dos sinus, nariz, garganta e cabeça são removidos nessa terapia por inserir substâncias medicamentosas através da cavidade nasal. Pode objetivar desintoxicar mas também nutrir.
  • Swedana: sauna ayurvédica, onde a cabeça se mantém fora do vapor, objetivando aquecer somente o corpo deixando a cabeça em temperatura ambiente. A swedana atua como forma de desintoxicar o organismo beneficiando todos os doshas, mas principalmente Kapha.
  • Udwartana: vigorosa massagem com predomínio de fricção, mediante manobras do Abhyanga sentido pratiloma, utilizando pó de ervas secas e pouco óleo. É indicado para Kapha com baixo metabolismo, tendência a obesidade e/ou retenção de líquidos; oleosidade excessiva da pele; sudorese excessiva; embelezamento e limpeza da pele; enrijecimento do tecido subcutâneo; ativação da circulação.
  • Garshana: é uma espécie de esfoliação em que o terapeuta usa luvas de seda e os ingredientes terapêuticos usados são sal grosso, cânfora, ervas e óleo apropriado para o paciente. É uma forma de desintoxicação e é indicada principalmente para Kapha. Trata obesidade, flacidez, celulite, tonifica a pele e músculos e é uma ótima limpeza energética. Após é recomendado o tratamento swedana. 
  • Patra Potali: trouxinhas terapêuticas tônicas e anti inflamatórias.
  • Padabhyanga: massagem nos pés que atua no relaxamento da mente e tem função de aterramento. Muito benéfica para todos os doshas, em especial para Vata. Esse tratamento é precedido de escalda pés.
  • Yoga Massagem Ayurvédica: nessa massagem, além das mãos o terapeuta utiliza os pés nas manobras e alongamentos. É uma técnica de redução, desintoxicação e abertura corporal. Muito útil para esportistas, pessoas que tem uma vida agitada e precisam de um trabalho corporal mais intenso além da massagem.